
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A GASOLINA COMUM E ADITIVADA, E QUAIS OS BENEFÍCIOS?
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A GASOLINA COMUM E ADITIVADA, E QUAIS OS BENEFÍCIOS?
Uma grande duvida sempre vem quando levamos nosso carro ao posto de gasolina para abastecer e o frentista te
pergunta:
“ Gasolina comum ou aditivada? Aproveita levar a Aditivada, esta apenas alguns centavos a mais!”
Mas qual a diferença entre a gasolina comum e a aditivada?
Bem, basicamente é a sua composição, são os aditivos que uma possui e outra não.
A gasolina aditivada é a possui a mesma composição de uma gasolina comum, porém recebendo uma gama de aditivos detergentes, dispersantes e adstringentes, que atuam na limpeza das linhas de combustível como também no sistema de alimentação, como bicos injetores, válvula de admissão e até mesmo na cabeça do pistão.
As sujeiras são provenientes da própria gasolina, impurezas e detritos sólidos que conseguem ultrapassar o filtro de combustível, chegando então até o motor. Estas sujeiras vão se acumulando ao longo do tempo, causando entupimento das linhas de combustível como também de bicos injetores. Com isto o motor perde seu rendimento.
Os aditivos da gasolina ajudam a dissolver estas sujeiras, removendo os resíduos e deixando livre a passagem para a gasolina e ar nos bicos injetores e nas válvulas.

Em relação a octanagem, uma propriedade da gasolina onde quanto maior for seu valor, maior sua capacidade de aguentar altas taxas de compressão sem que haja sua auto ignição, tanto da gasolina comum como da aditivada apresentam os mesmos valores: 87 octanas, no mínimo. Somente a gasolina Premium, a qual também apresenta um pacote de aditivos possui uma octanagem superior quando comparada as demais: 91 octanas, no mínimo. Qualquer carro pode utilizar a gasolina Premium, obtendo assim um melhor desempenho principalmente nas retomadas de velocidade, porém somente é mais perceptível em veículos de alta performance onde apresentam altas taxas de compressão. (todos os estes detalhes sobre combustível e taxa de compressão serão apresentados na Área Técnica de nosso site)
Além destes aditivos que possuem o poder de limpeza do motor, estão também os aditivos com a função de redução de atrito.
Mas porque redução de atrito? O que isto tem a ver com um motor? Qual seria o benefício?
Todo sistema mecânico, não importa qual ele seja, possui perdas, cargas variadas como o atrito que reduzem a eficiência do sistema, e isto acontece principalmente com um motor. (este tema sobre cargas atuantes sobre o motor, também iremos apresentar em outro tópico mais detalhadamente)

Motor em corte, demonstração dos diversos componentes em contato uns aos outros, como anel e camisa.
Neste caso em especial, para o motor, o aditivo de redução de atrito, age dentro da câmara de combustão, atuando principalmente nos anéis de pistão, que estão diretamente em contato com as paredes do cilindro.
Este contato gera uma resistência, assim como você queira passar um objeto em outro com uma mínima rugosidade. Para exemplificar vamos pensar em nossas próprias mãos, onde nossas digitais representam o nível de rugosidade, e o movimento entre as palmas das mãos apresenta uma resistência, o qual é chamado de coeficiente de atrito.
Este aditivo redutor de atrito, faz com que o sistema rode mais leve, com menores cargas, menor resistência no movimento, resultando em maior eficiência do motor e assim na redução de consumo.
Alguns fabricantes de gasolina divulgam números de até 3% de redução de consumo em relação a gasolina comum.
Mas com isto, tendo a certeza e que realmente ela proporcione os seus 3% de redução de consumo, vale a pena abastecer com a gasolina aditivada?
Quando se falamos em gasolina, vemos diversos problemas que acabamos encontrando infelizmente, problemas como o alto preço, a má qualidade, rendimento e alto índice de adulteração com as mais diversas substancias.Para poder concluir primeiramente sobre se vale a pena ou não abastecer com uma gasolina aditivada, devemos olhar sobre a questão da fiscalização e da certeza de que estamos de fato abastecendo nossos carros com uma gasolina que é “Original” e aditivada.
Fiscalização gasolina, teste de adulteração
O que ocorre, é que ainda possuímos uma fiscalização muito pouco efetiva, e não conseguimos de fato saber se a gasolina daquele posto de muitos anos, não é realmente adulterada. E o pior, quando ocorre uma fiscalização para detectar adulteração de combustível, pela maioria das vezes, somente a gasolina comum é verificada, podendo então a gasolina aditivada, ser mais adulterada que a própria comum.
Levando neste fato, fica muito difícil de ter a certeza de que aquela gasolina é de qualidade. Mas agora, deixemos o lado da adulteração de lado, e partimos para dados e fatos, e tentar comprovar se realmente valeria a pena “investir” em uma gasolina aditivada.
Sabemos que o preço possui até em alguns casos uma grande diferença, chegando até a R$0,30 a mais que a comum. Pois então vamos analisar em algumas possibilidades, considerando a condição máxima, com redução de3% de consumo com o uso da gasolina aditivada, vamos aos dados:
*Consumo Veículo
– Gasolina Comum = 10 km/l
– Gasolina Aditivada = 10,3 km/l
Cálculo de consumo
Redução de consumo em 3%, ou seja => 1litro – 3% => 0,970 L, em 10 km => 10km/0,970L = 10,3 km/l
*Preço Combustível
– Gasolina Comum = R$3,49
–Gasolina Aditivada = R$3,59 e R$ 3,64
TABELA DE SIMULAÇÃO DE COMBUSTÍVEL – ADITIVADA E COMUM
TIPO GASOLINA | PREÇO COMBUSTÍVEL | VALOR ABASTECIDO | LITROS | CONSUMO (Km/l) | AUTONOMIA (Km) |
Comum | R$ 3,49 | R$ 50,00 | 14,327 | 10,0 | 143,270 |
Aditivada | R$ 3,59 | R$ 50,00 | 13,927 | 10,3 | 143,450 |
Aditivada | R$ 3,64 | R$ 50,00 | 13,736 | 10,3 | 141,480 |
Conclusão
A gasolina Aditivada, com um valor de até R$0,10 de diferença, sua autonomia será maior, resultando em economia, e benefícios para o seu motor. Para valores acima, a redução de consumo em 3%, passa a não resultar em vantagem em relação a autonomia.
Para finalizar, a Gasolina aditivada, em teoria, apresenta grande numero de vantagens para o seu veículo, garantindo limpeza e redução de desgastes, consequentemente aumento de duração, em relação ao uso da gasolina Comum.
Mas uma pergunta, um carro acostumado com gasolina comum pode experimentar a aditivada?
A resposta é sim, mas com um porém, é recomendado usar inicialmente uma mistura gradativa de ambas as gasolinas. Portanto, se você pensa em logo que terminar de ler esta matéria abastecer o tanque de seu veiculo com 100% de gasolina aditivada, estará agindo de maneira errada, e ainda mais, poderá ser mais prejudicial que benéfico.
Desta forma, com um tanque com somente gasolina aditivada, pode acontecer dos aditivos serem realmente muito fortes e eficazes na eliminação das impurezas, provocando uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento. Portanto comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 25% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, até atingir 100%
Após todas estas explicações, fica somente uma duvida, de que a gasolina que você esta colocando no tanque de seu carro é realmente aquela prometida pelo frentista. Por isto, escolha um posto de confiança, procure aquele que possui certificação e selo de fiscalização na bomba, e fique atento a sinais de falha e aumento de consumo em seu veículo.