
Como Limpar Válvula EGR
Fala galera, beleza tudo bom?
Hoje nós vamos falar um pouco sobre os motores diesel e cuidados que devemos ter com eles.
Se você tem principalmente alguma pick-up diesel que utiliza a válvula EGR, uma L200, Ranger, Hilux, Amarok, Frontier, ou qualquer outra caminhonete que utiliza a válvula EGR, então esse artigo é para você.
Vou te dar uma dica de como manter a eficiência, economia e potencia do seu motor realizando uma limpeza periódica neste componentes.
O produto que eu quero falar para vocês hoje é o Diesel EGR3 da Wynn’s, um produto que realiza a limpeza da válvula EGR sem a necessidade de desmontar, pois o maior problema hoje para manutenção dessa peça, é você ter que retirar essa válvula para a limpeza, pois o custo é muito alto.
Então, este produto foi feito para você realizar a limpeza sem retirada da peça, algo que você pode fazer em sua casa, fazendo uma manutenção preventiva, e assim com esta aplicação evitar a carbonização dessa válvula.
Mas ai você me pergunta… O que é a válvula EGR?

Ela serve para controlar o volume de gases de escape, reutilizando em um novo ciclo de admissão, diminuindo o volume de poluentes. Esta válvula veio para controlar a volta, o retorno dos gases da combustão que retornam para admissão.
E afinal porque é preciso retornar o gás da combustão para admissão?
Isso é devido a leis para reduzir as emissões de poluentes, reaproveitando os gases de escape para admissão, e nesse processo você tem a redução da emissão de poluentes para a atmosfera.
Então com o início dessa regulamentação, foi desenvolvido esta válvula que controla a quantidade de gases que saem do escape, sendo responsável por fazer retornar esses gases para admissão, funcionando como se fosse um corpo de borboletas, regulando a passagem ar, e esse retorno dos gases em alta temperatura ajudam também no funcionamento do motor, aumentando a temperatura na câmara de combustão, e fazendo com que o diesel queime de uma maneira mais fácil, mais eficiente, e mais rápido nas partidas a frio, evitando um problema que é muito comum, que é a demora na combustão do diesel, que então ocasiona diversos problemas ali na câmara de combustão, como desgastes prematuros, baixa potencia e até mesmo no aumento de barulho e ruído no motor, que é devido a uma combustão demorada.
Se essa válvula estiver muito carbonizada esses gases não retornarão. E no caso se você tem um motor que foi dimensionado e calibrado para receber uma quantidade determinada de gases, no momento em que ele não receber, poderá ficar mais fraco, com falhas, maior emissão de fumaça preta, e por isso é muito importante você realizar essa limpeza utilizando esse produto de forma preventiva, não estou ganhando nada para falar sobre ele, mas é um produto que eu já fiz testes e realmente funciona, por isso recomendo, ele consegue realizar uma limpeza sem você ter que retirar.
Então se você tem uma caminhonete como essa que mostrei no vídeo abaixo, você pode fazer uma limpeza a cada 10.000 Km, e a aplicação é extremamente simples, basta aplicar diretamente na admissão, onde ele retornará depois após a combustão circulando pelo sistema e fazendo essa limpeza. Além da limpeza no sistema de exaustão, também faz uma limpeza por todo sistema de admissão de ar, por toda região de válvulas de admissão, câmara de combustão, válvula de escape, coletor escape, realizando uma descarbonização completa até chegar na válvula EGR.
É um produto muito bom para você manter o seu veículo diesel em ordem, para realizar essa descarbonização e evitar que você tenha problemas de falhas e perdas de eficiência.
Mas claro este produto não vai fazer milagres, se você deixou chegar em um ponto que está altamente carbonizado, que chegou em um estado muito crítico, o único jeito é retirar a válvula para a limpeza, pois como disse, este produto funciona como forma preventiva principalmente, realizando uma limpeza de baixa a média intensidade.

Esse assunto é muito importante em veículos diesel, pois tem linhas de caminhonetes que acabam sofrendo muito com essa carbonização, e se você não realizar uma manutenção, não usar um produto como este para descarbonizar e fazer essa limpeza, poderá chegar em um ponto que as válvulas de escape, os dutos de escape do cabeçote, o coletor, acabam carbonizando tanto que não tem jeito, a única maneira de você descarbonizar é retirando o cabeçote, e você já sabe que o custo dessa manutenção acaba ficando muito caro.
Então vale a pena você investir nessa limpeza preventiva, utilizando um produto como este, para não chegar a ponto de ter que retirar o cabeçote para fazer a manutenção.
Então essas foram as dicas de hoje, qualquer dúvida deixa aqui nos comentários, que nós vamos te ajudar!
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Um abraço e até mais.
Kleber Willians Ferreira.